A empresária e ex-presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí, Alessandra Gonzaga, é pré-candidata a deputada estadual. Filha do ex-deputado estadual Luiz Gonzaga (3 mandatos) e da ex-prefeita de Tatuí, Maria José, Alessandra mantém contatos com lideranças de Salto de Pirapora e Região, para compor seu Programa de Trabalho.
Aos 49 anos, Alessandra é voluntária de projetos sociais em Tatuí desde a adolescência. Casada, com dois filhos, sempre trabalhou junto aos projetos de seus pais, tanto na vida empresarial, como na política. Em Tatuí, como marcas, coordenou a Campanha “Abrace Santa Casa” e foi presidente do Fundo Social, com gestões marcadas pela inovação.
Na Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, Alessandra coordenou a reforma de 111 leitos hospitalares (de internações pelo SUS), além da ampliação e reforma da UTI e da Pediatria; também sendo responsável pela reforma do Centro Cirúrgico. Tudo isso com o envolvimento do voluntariado local e com baixíssimo investimento público, em recursos.
À frente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí, Alessandra deu sequência em projetos inovadores, implantados em 2005, quando sua mãe foi primeira-dama do Município. Um deles é o Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, para atender 200 idosos. Foram abertos também nove Centros de Capacitação nos bairros, com diversos cursos.
Alessandra em 2021 passou a fazer junto aos cursos do Fundo Social, cursos complementares de Empreendedorismo. Isso rendeu à Prefeitura de Tatuí, a certificação do Prêmio Prefeito ALESSANDRA GONZAGA É PRÉ-CANDIDATA A DEPUTADA ESTADUAL PRESIDENTE DA CÂMARA CARECA DO POSTO FALA DOS PLANOS PARA 2022 Empreendedor SEBRAE-SP 2021-2022. Tatuí foi finalista na categoria “Inclusão da população vulnerável através de cursos de Empreendedorismo”.
Na Região, Alessandra Gonzaga defende a renovação na política, com novas lideranças e ideais de fazer crescer a capacitação e a abertura de novas oportunidades de trabalho. Tem focado também na saúde, social, turismo e meio ambiente. Alessandra busca superar os desafios com a discussão dos problemas comuns com a Comunidade.
Um pouco de sua história – Entre seus 5 e 15 anos, Alessandra estudou música, incentivada pela mãe. Foi aluna do Conservatório de Tatuí, sendo uma das primeiras integrantes da Orquestra de Cordas Infantil. Tocava violino e estudou piano, posteriormente.
Formada em Administração de Empresas pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). É empresária na área de Comunicação, diretora-executiva do grupo Central de Rádio de Tatuí (Notícias FM, Ternura FM, 107 FM e FM Vale Verde) e da CRTV, webtv.
Começou a trabalhar no grupo de emissoras aos 15 anos. Aos 17 anos, assumiu a direção. Já na área artística, organizou e trabalhou na realização de grandes eventos e shows artísticos.
O voluntariado sempre fez parte da sua vida. Seu primeiro trabalho voluntário foi aos 15 anos na APAE de Tatuí, idealizadora do Movimento pela Cidadania que realizou a Campanha “Natal Sem Fome” no ano de 1993, após um cadastro de todas as famílias em situação de vulnerabilidade do Município.
Alessandra foi uma das primeiras voluntárias a aderir a esse projeto nacional liderado pelo sociólogo Herbet de Souza, o Betinho.
Católica, foi Catequista e Ministra da Eucaristia – por 13 anos – eleita pela Comunidade, vinculada à Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Tatuí. Acompanhou desde jovem as atividades do Movimento Focolares, criado pela italiana Chiara Lubich, tendo Igino Giordani, deputado italiano, como cofundador.
Participou, em 2021, do 2º Congresso Internacional de Cogovernança – a Fraternidade na Política a partir das Cidades, com troca de experiências entre Brasil, Itália, Argentina, Panamá e Colômbia. As mais diversas realidades, discutindo políticas públicas voltadas para o bem comum.
No período de 2005 a 2012, passou a atuar como voluntária e conselheira do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), na gestão do prefeito Luiz Gonzaga, quando sua mãe, Maria José, foi a presidente. Nesta época, Tatuí tornou-se referência na capacitação de pessoas e no atendimento aos mais vulneráveis.
O FUSSTAT, em seus Centros de Capacitação, formou mais de 32 mil pessoas, em cursos rápidos de culinária e artesanato. Já o Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida foi criado para dar dignidade aos idosos, com múltiplas atividades e acompanhamento de vários profissionais.
Em 2020, voltou a ser conselheira do FUSSTAT, agora na gestão da prefeita Maria José. Ali, coordenou dois importantes projetos, que impactaram na Comunidade local: Projeto Abrace Tatuí (voltado à limpeza da Cidade e cuidados com o meio ambiente) e o Projeto Abrace a Santa Casa (reestruturação da infraestrutura do hospital – quartos de internações, UTI, Centro Cirúrgico e Psiquiatria – com o apoio do voluntariado e setores da sociedade).
A partir de 2021, a convite da prefeita Maria José, tornou-se presidente do FUSSTAT. Manteve os projetos iniciados pela prefeita Maria José e reeditou os cursos de formação profissional, para geração de renda e emprego, agregando noções de Empreendedorismo, através de parceria com o SEBRAE-SP. Criou também o FUSSTAT Jovem, com cursos específicos de interesse, também voltado para a geração de renda.