TSE vai decidir sobre resultado de eleição suplementar em Roraima

Com candidatura em análise pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Arthur Henrique (PL) foi o mais votado para o cargo de governador do estado de Roraima, em eleição suplementar ocorrida nesse domingo (21). Ele e o candidato a vice, subtenente Velton, receberam 160.004 votos, 60,87% dos votos válidos.  

O resultado da apuração foi anunciado ainda na noite de ontem, mas os candidatos só poderão ser declarados eleitos após o TSE analisar uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RR) que indeferiu o registro dos candidatos por descumprimento do prazo legal de desincompatibilização (afastamento do cargo para disputar eleição).

Arthur Henrique ocupava o cargo de prefeito de Boa Vista e, após a cassação do então governador Antonio Denarium (Republicanos) e de seu vice Edilson Damião (UNIÍO), desligou-se da gestão para concorrer à eleição suplementar.

O afastamento seguiu o prazo estabelecido pelo TRE-RR por resolução, de apenas 24 horas. No entanto do Supremo Tribunal Federal derrubou a decisão, por considerar o prazo em desacordo com a Lei Complementar 64/1990, que prevê um prazo mínimo de três meses.

Os candidatos Soldado Sampaio e Tayla Peres (Republicanos) receberam 93.897 votos válidos (35,72%). A chapa de Nelita Frank (PT) e Bartô Macuxi (PSol), 8.948 votos – o equivalente a 3,40% dos votos válidos na eleição suplementar.

Leia mais

Economia
TV Brasil exibe especial sobre 74 anos do BNDES com foco nos desafios
Sorocaba
Biblioteca Infantil de Sorocaba oferece Festa Junina para toda a família nesta quarta-feira (24)
Variedades
Alex Escobar gera preocupação ao aparecer ‘estranho’ em entrada ao vivo na Globo; assista
Tecnologia
Pretos ou verdes? Ganhe sua própria guerra com o Banco Imobiliário da Casa do Dragão!
Variedades
Defesa diz que investigação da morte de Gritzbach foi manipulada
Política
Alcolumbre mantém PEC 6×1 travada em semana esvaziada no Senado

Mais lidas hoje