Julho Neon vai conscientizar população sobre saúde bucal

A partir deste ano, os meses de julho serão marcados por campanhas e ações de conscientização sobre a importância da saúde bucal. 

As medidas fazem parte do Julho Neon, instituído pela Lei 15.408/2026, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A norma reforça a prioridade do Executivo em relação ao tema. Em maio de 2023, criou a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A iniciativa fortaleceu o Brasil Sorridente, programa de assistência odontológica criado em 2004, com os principais objetivos:

  • ampliar a cobertura de saúde bucal no SUS;
  • reduzir os índices de cáries e outras doenças bucais; 
  • oferecer tratamento odontológico especializado (tratamento de canal e próteses);
  • incorporar a saúde bucal na atenção primária, média e de alta complexidade.

Unidades odontológicas

Em agosto de 2025, foram entregues 400 Unidades Odontológicas Móveis, a partir do investimento de R$ 152 milhões do Novo PAC Saúde. 

Esses veículos itinerantes servem para ampliar o acesso da população, especialmente em áreas remotas ou de difícil acesso, por meio do atendimento direto às comunidades.
 

Leia mais

Variedades
Vanessa Riche critica postura de influenciadores em coletivas e defende papel do jornalista esportivo
Variedades
Lista de fauna ameaçada tem 180 animais incluídos e 150 retirados
Sorocaba
GCM de Sorocaba apreende 323 porções de drogas e detém adolescente no Parque das Laranjeiras
Tecnologia
Game Pass é criticado por criador de Ori: “de certa forma, é um pouco como o comunismo”
Economia
Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento
Política
Lula cria plataforma para coibir roubos de celulares e vendas ilegais

Mais lidas hoje