PSDB busca candidatura própria para 2026, mas não descarta apoiar Tarcísio

O presidente nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Marconi Perillo, admitiu que a legenda busca lançar um nome competitivo para a disputa presidencial de 2026. Contudo, não descarta apoiar Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, caso não consiga viabilizar uma candidatura própria. A afirmação foi feita em entrevista ao programa Papo com Editor, do jornal O Estado de S. Paulo.

Perillo alertou para os riscos de eleger candidatos comprometidos com interesses pessoais ou que optem por seguir exemplos como o do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

“Não podemos cair na armadilha de eleger alguém comprometido com pessoas, com interesses pessoais”, afirmou o presidente do PSDB. “Precisamos ter alguém que seja ele na eleição e depois no governo.”

O principal adversário do PSDB

Durante a entrevista, Perillo destacou que o Partido dos Trabalhadores (PT) é o adversário histórico do PSDB. Também demonstrou simpatia pelos governadores Eduardo Leite (PSD-RS) e Ratinho Jr. (PSD-PR).

Ele também avaliou Tarcísio como um gestor capacitado para assumir a Presidência, além de sugerir uma candidatura do ex-presidente Michel Temer (MDB).

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), foi alvo de críticas de Perillo. O presidente do PSDB o classificou como “um potencial promotor de radicalismo de direita, política de ódio e perseguição”.

Ronaldo Caiado concede entrevista coletiva | Imagem: Governo de Goiás/Reprodução
Ronaldo Caiado concede entrevista coletiva | Imagem: Governo de Goiás/Reprodução

Perillo afirmou que o partido pretende apresentar um candidato “à altura” para 2026. Contudo, lamentou a saída de Eduardo Leite para o PSD, fato que deixou a legenda sem um nome definido até o momento. 

Ele também revelou que o processo de filiação de Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e atualmente no PDT, está em andamento, mas ainda sem definição sobre eventuais candidaturas presidenciais. “Ele disse que, se voltar, volta como soldado, pronto para tudo.”

Estratégia para 2026 e desafios internos

Na estratégia para o próximo pleito, Perillo disse que o PSDB busca ampliar a presença no Congresso. O partido pretende aumentar o número de governadores, deputados e senadores para conquistar mais tempo de TV e recuperar relevância nacional. Atualmente, a sigla conta com um governador, Eduardo Riedel (MS), 14 deputados federais e três senadores.

Além disso, o presidente do PSDB avaliou que a legenda atingiu o ponto mais baixo em 2022, mas acredita que o momento mais difícil já ficou para trás e que o partido está em fase de reconstrução, mesmo depois da migração de figuras importantes para o PSD.

Sobre possíveis fusões partidárias, Perillo relatou que as negociações foram interrompidas depois do insucesso em uma tentativa com o Podemos, pois a proposta era de incorporação do PSDB, o que foi rejeitado. Ainda assim, não descartou a ideia de formar federações partidárias para fortalecer a atuação no Congresso.

Críticas ao auxílio às empresas e posicionamento sobre o STF

Na avaliação de Perillo, a quantia de R$ 30 bilhões destinada ao plano de auxílio às empresas afetadas pelo aumento de tarifas dos Estados Unidos é insuficiente. Ele classificou a medida como “algo nefasto” e defendeu a abertura de diálogo com o governo norte-americano.

Leia mais: “O fim do PSDB”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 210 da Revista Oeste

Indagado sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Perillo informou que o PSDB está dividido quanto ao posicionamento sobre a atuação do magistrado, sem consenso sobre pedidos de impeachment

Ele também criticou punições consideradas excessivas ligadas aos eventos de 8 de janeiro. Afirmou, ainda, que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ocorrer com respeito à Constituição e ao direito à ampla defesa, sem influência política.

O post PSDB busca candidatura própria para 2026, mas não descarta apoiar Tarcísio apareceu primeiro em Revista Oeste.

Leia mais

Agronegócio
ATTO Sementes aposta em sementes de alto vigor para transformar potencial em máxima produtividade
Variedades
Primeira-ministra da Tailândia é destituída do cargo por violação ética
Variedades
Íris Lettiere Costa, conhecida por ser a “voz do Galeão”, morre aos 84
Agronegócio
Fogo em plantações de cana em 2024 queriam forçar produtor a vender barato, diz Faesp
Variedades
Ibama apreende 7 mil cabeças de gado e aplica R$ 49 milhões em multas
Variedades
Filho de PM que agredia mulheres desde 2008 é preso em Porto Seguro

Mais lidas hoje