STF forma maioria para manter condenação da ex-cúpula da PMDF pelo 8 de Janeiro

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (20) maioria de votos para manter a condenação de cinco ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) a 16 anos de prisão por omissão na contenção dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

O colegiado realiza julgamento virtual dos recursos protocolados pelas defesas de Fábio Augusto Vieira, ex-comandante-geral, Klepter Rosa Gonçalves, ex-subcomandante-geral, e dos coronéis Jorge Eduardo Barreto Naime, Paulo José Ferreira de Sousa e Marcelo Casimiro Vasconcelos.

O julgamento começou na sexta-feira (13) e será encerrado na terça-feira (24). Até o momento, prevalece no julgamento o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes.

Para o ministro, não há irregularidades na decisão colegiada, que, em novembro do ano passado, condenou os policiais militares. O voto foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Falta o voto de Flávio Dino.

Durante a tramitação dos processos, as defesas dos acusados questionaram a realização do julgamento pelo STF e afirmaram que os acusados não têm foro privilegiado. Os advogados também alegaram cerceamento de defesa por falta de acesso total à documentação do processo.

Agência Brasil

 

 

Leia mais

Esportes
Luísa Stefani conquista 15º título da carreira ao vencer o WTA de Dubai nas duplas 
Variedades
Ataques de Israel no Líbano deixam pelo menos 10 mortos
Variedades
Anitta anuncia término com Ian Bortolanza: ‘Comemorei cedo demais’
Variedades
Governo fecha acordos com Índia para produzir remédios contra câncer no SUS
Sorocaba
GCM apreende drogas durante patrulhamento preventivo na Zona Oeste de Sorocaba
Sorocaba
Equipes do “HumanizAção” acolhem 27 pessoas em situação de rua nesta sexta-feira (20)

Mais lidas hoje