O brasileiro João Fonseca perdeu para o peruano Ignacio Buse de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 3/6 e 4/6 em jogo das oitavas de final do Rio Open, realizado nesta quinta-feira (19).
Buse agora encara o vencedor da partida entre Berrettini e Lajovic. O jogo ainda não havia terminado até as primeiras horas desta sexta-feira – o duelo também foi atrasado por causa da chuva no Rio de Janeiro.
Fonseca ainda tem chances de pódio no torneio, já que disputa as semifinais nas duplas com Marcelo Melo, já nesta sexta-feira (20). No simples, seu próximo compromisso é o Masters 1000 de Indian Wells, no início de março.
O jogo
Fonseca e Buse começaram a partida trocando pontos em saques sólidos, em um jogo equilibrado. O brasileiro começou a se soltar na metade do set, conseguindo fechar com parcial de 7/5 depois de 57 minutos.
No início do segundo set, João chegou a abrir 40-0, mas Buse salvou três break-points e largou na frente no placar. Depois de uma série de erros de João, o peruano fechou o segundo set por 6/3.
Buse foi paciente no terceiro set e conseguiu pontos preciosos, principalmente em aces. Fonseca esboçou uma reação e levantou as arquibancadas ao levar o placar para 3 games a 2, mas acabou ficando atrás no quarto game. O brasileiro teve oportunidade de crescer no jogo no oitavo game, mas o peruano salvou três break-points, mais uma vez, e confirmou o serviço no momento em que mais era ameaçado.
João cresceu no nono game e partiu para o tudo ou nada na tentativa de fechar o jogo. Com o 5 a 4 no placar, o peruano teve mais frieza na conclusão das jogadas e teve dois match points à sua disposição – que não foram necessários. Com um ace, o número 91 do mundo fechou o set em 6/4 e avançou no torneio.



