A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta vermelho para tempestades severas com granizo e intensas rajadas de vento para as regiões próximas à cidade de Porto Alegre, na tarde desta terça-feira (17).
O órgão alerta para a população evitar áreas de risco e busque abrigo. Além disso, alerta para os gaúchos ficarem longe de árvores, placas e postes de energia.
Em uma publicação, o governador Eduardo Leite (PSD) pediu que a população redobre a atenção e que evitem ir às ruas. Ele ainda reforça que as equipes da Defesa Civil estão a postos, monitorando a situação em tempo real para prestar o socorro necessário.
Nossa @DefesaCivilRS emitiu alerta via cellbroadcast para a região de Porto Alegre com nível vermelho para risco de tempestade com granizo e rajadas de vento intensas na próxima hora, válido até 15h40. Peço que todos redobrem a atenção e, se possível, evitem sair às ruas nesse… pic.twitter.com/onAr2vwDWj
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) February 17, 2026
Além disso, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) enviou alerta de perigo para tempestades nos três estados da região Sul do Brasil.
Previsão do tempo para Porto Alegre
Segundo Inmet, o anoitecer na capital gaúcha deve ser com muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, e ventos fracos. As temperaturas devem variar entre 23 °C e 30 °C.
Já na quarta-feira (18), também deve ser de muitas nuvens e há possibilidade de chuva isolada. A máxima é de 31 °C e a temperatura mínima pode chegar a 19 °C.
*Sob supervisão de Pedro Osorio



