Veja: Robôs humanoides lutam Kung Fu na China em apresentação de Ano Novo

Uma equipe de robôs humanoides se uniu a jovens artistas de Kung Fu para apresentar uma performance de artes marciais de tirar o fôlego durante o Festival de Gala da Primavera de 2026 do CMG (China Media Group), na segunda-feira (16).

Veja a apresentação dos robôs:

A apresentação, repleta de energia, viu os versáteis robôs e os jovens mestres humanos de Kung Fu executarem uma série de acrobacias coreografadas impressionantes e movimentos sincronizados em um segmento de palco de tirar o fôlego.

De uma demonstração da graciosa elegância dos movimentos de artes marciais, a sequência logo passou para uma apresentação mais dinâmica, que exibiu a agilidade e a destreza física dos robôs, deixando o público maravilhado.

Os robôs também utilizaram armas tradicionais de Kung Fu, como espadas e nunchakus, demonstrando velocidade, equilíbrio, coordenação e precisão impressionantes enquanto executavam a performance pulsante com estilo.

O Festival da Primavera, ou Ano Novo Chinês, é o feriado tradicional mais importante para o povo chinês, e assistir ao Festival de Gala da Primavera, também conhecido como “Chunwan”, é uma parte querida das celebrações todos os anos em centenas de milhões de lares chineses.

Desde sua primeira transmissão em 1983, o evento é reconhecido pelo Guinness World Records como o programa de televisão anual mais assistido do planeta.

O Festival da Primavera foi inscrito na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO em dezembro de 2024.

A festividade de 2026 acontece nesta terça-feira (17), marcando o início do Ano do Cavalo.

Expansão do mercado

O entusiasmo em torno do setor de robôs humanoides da China surge no momento em que grandes empresas, incluindo AgiBot e Unitree, se preparam para ofertas públicas iniciais este ano, e startups domésticas de inteligência artificial lançam uma série de modelos de ponta durante o lucrativo feriado público de nove dias do Ano Novo Lunar.

A gala do ano passado impressionou os espectadores com 16 humanoides Unitree em tamanho real girando lenços e dançando em uníssono com artistas humanos.

O fundador da Unitree se encontrou com o presidente Xi Jinping semanas depois em um simpósio de tecnologia de alto nível — o primeiro do tipo desde 2018.

Xi se reuniu com cinco fundadores de startups de robótica no ano passado, número comparável aos quatro empreendedores de veículos elétricos e quatro de semicondutores que ele conheceu no mesmo período, dando ao setor nascente uma visibilidade incomum.

Leia mais

Política
Fórum sobre IA e reunião com Modi: saiba os compromissos de Lula da Índia
Variedades
Monsanto, da Bayer, propõe acordo bilionário em ação coletiva de herbicida
Política
Receita admite vazamento de dados de ministros do STF
Variedades
Ônibus de trabalhadores tombado fazia viagem interestadual sem autorização
Sorocaba
Equipes do “HumanizAção” acolhem 20 pessoas em situação de rua nesta segunda-feira (16)
Política
PF faz operação contra quebras irregulares de sigilo de parentes de ministros do STF

Mais lidas hoje