Ataque da Rússia mata pai e três crianças na Ucrânia

Um ataque com drone russo matou quatro pessoas, três eram crianças pequenas e o pai delas, em uma cidade a oeste de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, a mãe grávida das crianças foi resgatada, disseram autoridades ucranianas nesta quarta-feira (11).

A Rússia atacou a Ucrânia com 129 drones durante a noite, informou a Força Aérea Ucraniana, acrescentando que 112 deles foram abatidos ou neutralizados.

Segundo a Procuradoria Regional de Kharkiv, um drone atingiu um prédio residencial onde morava uma família de cinco pessoas na cidade de Bohodukhiv na noite de terça-feira (10).

“Como resultado do ataque, a casa foi completamente destruída e consumida pelas chamas, e a família ficou presa sob os escombros”, dizia a publicação no aplicativo de mensagens Telegram.

A família havia sido retirada de uma aldeia próxima dias antes da ofensiva, informou a polícia ucraniana.

O governador regional Oleh Syniehubov, em uma publicação anterior no Telegram, afirmou que dois meninos de 1 ano e uma menina de 2 anos morreram, juntamente com um homem de 34 anos.

Kharkiv, que fica a cerca de 30 km da fronteira nordeste do país, e a região têm sido alvo frequente de ataques aéreos russos.

Não houve comentários imediatos da Rússia sobre o ataque. Tanto Moscou quanto Kiev negam que estejam visando civis na guerra, que começou com a invasão em larga escala da Rússia em fevereiro de 2022.

Entenda a guerra na Ucrânia

A Rússia iniciou a invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022 e detém atualmente cerca de um quinto do território do país vizinho.

Ainda em 2022, o presidente russo, Vladimir Putin, decretou a anexação de quatro regiões ucranianas: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.

Os russos avançam lentamente pelo leste e Moscou não dá sinais de abandonar seus principais objetivos de guerra. Enquanto isso, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, pressiona por um acordo de paz.

A Ucrânia tem realizado ataques cada vez mais ousados dentro da Rússia e diz que as operações visam destruir infraestrutura essencial do Exército russo.

O governo de Putin, por sua vez, intensificou os ataques aéreos, incluindo ofensivas com drones.

Os dois lados negam ter como alvo civis, mas milhares morreram no conflito, a grande maioria deles ucranianos.

Acredita-se também que milhares de soldados morreram na linha de frente, mas nenhum dos lados divulga números de baixas militares.

Os Estados Unidos afirmam que 1,2 milhão de pessoas ficaram feridas ou mortas na guerra.

Leia mais

Variedades
Veja imagens da nova operação da PF envolvendo RioPrevidência e Master
Sorocaba
Inscrições abertas para Torneio de Xadrez no CEU das Artes do Laranjeiras
Variedades
Polícia faz operação contra salões por uso irregular de cosméticos no RJ
Esportes
Jogador brasileiro é preso após dirigir bêbado e causar acidente na Bulgária
Variedades
Por que prédios e condomínios proíbem instalação de ar-condicionado
Variedades
Acidente com Tesla deixa motociclista morto em bairro nobre de SP

Mais lidas hoje