Ibama destrói aeronave e apreende ouro de garimpo no Norte do país

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Polícia Federal, realizou uma operação de fiscalização na Estação Ecológica (Esec) do Jari e na Floresta Estadual do Paru, na divisa entre o Pará e o Amapá, entre os dias 3 e 8 de fevereiro, para conter o avanço do garimpo ilegal na região. 

A ação resultou na destruição de quatro escavadeiras hidráulicas, dois tratores, um caminhão e uma aeronave utilizada nas atividades ilícitas, além de 17 embarcações, 13 motores de popa, seis quadriciclos, cinco geradores e nove motores de garimpo. Também foram apreendidos 217,5 gramas de ouro e aproximadamente 43 mil litros de combustível. 

A operação ocorreu na região conhecida como Floresta dos Angelins Vermelhos Gigantes, área que abriga algumas das maiores árvores da Amazônia e que vem sofrendo com o avanço do garimpo ilegal. 

Somente em 2026, já foram registrados 41 alertas de ocorrência de garimpo na região, o que motivou a intensificação das ações do Ibama. 

A Estação Ecológica do Jari, onde ocorreu a operação, é uma Unidade de Conservação Federal de proteção integral, onde a exploração mineral é estritamente proibida por lei.

*Sob supervisão de Thiago Félix 

Leia mais

Variedades
Luciana Gimenez é citada em caso Epstein; apresentadora nega envolvimento
Variedades
Pegadinha de Silvio Santos aparece em meio a arquivos do caso Epstein
Variedades
Atletas da equipe dos EUA reagem após Trump chamar esquiador de “perdedor”
Política
Caiado diz que Lula é ‘folclórico’, fala em ‘cerveja e picanha’, mas não toma decisão
Variedades
Trump volta a atacar eleições americanas e pede reforma a Republicanos
Economia
Dólar fecha a R$ 5,18 e atinge menor patamar desde maio de 2024; Ibovespa renova recorde

Mais lidas hoje