O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da Polícia Federal, realizou uma operação de fiscalização na Estação Ecológica (Esec) do Jari e na Floresta Estadual do Paru, na divisa entre o Pará e o Amapá, entre os dias 3 e 8 de fevereiro, para conter o avanço do garimpo ilegal na região.
A ação resultou na destruição de quatro escavadeiras hidráulicas, dois tratores, um caminhão e uma aeronave utilizada nas atividades ilícitas, além de 17 embarcações, 13 motores de popa, seis quadriciclos, cinco geradores e nove motores de garimpo. Também foram apreendidos 217,5 gramas de ouro e aproximadamente 43 mil litros de combustível.
A operação ocorreu na região conhecida como Floresta dos Angelins Vermelhos Gigantes, área que abriga algumas das maiores árvores da Amazônia e que vem sofrendo com o avanço do garimpo ilegal.
Somente em 2026, já foram registrados 41 alertas de ocorrência de garimpo na região, o que motivou a intensificação das ações do Ibama.
A Estação Ecológica do Jari, onde ocorreu a operação, é uma Unidade de Conservação Federal de proteção integral, onde a exploração mineral é estritamente proibida por lei.
*Sob supervisão de Thiago Félix

