Homem ligado ao assassinato do jogador Andrés Escobar é morto no México

Gustavo Petro, presidente da Colômbia, anunciou nesta sexta-feira que um homem supostamente ligado ao assassinato do jogador de futebol colombiano Andrés Escobar, em 1994, foi morto no México.

O nome de Santiago Gallón apareceu nas investigações do crime ocorrido em Medellín. Escobar foi morto a tiros dias depois da eliminação da seleção no Mundial dos Estados Unidos. Ele havia marcado um gol contra em uma partida contra os donos da casa.

Segundo Petro, o crime “arruinou a imagem internacional do país”. Ainda que o presidente colombiano tenha anunciado a morte, autoridades do México ainda estão realizando testes para confirmar a identidade e a causa da morte do homem encontrado baleado em Huixquilucan, no estado do México.

Assassinato de Escobar chocou o mundo

Escobar estava saindo de uma boate, em Medellín, em 2 de julho de 1994, quando foi baleado por Humberto Muñoz Castro, motorista de Gallón, após uma discussão por conta do jogo.

Na época, a Colômbia enfrentava um período de muita violência após a morte de Pablo Escobar. A morte fez com que surgissem várias teorias, envolvendo máfias de jogos de azar, e também o cartel de drogas da região.

Versões de testemunhas indicam que Gallón e Pedro David, seu irmão, confrontaram e insultaram o jogador, e Muñoz atirou. Ele foi condenado a 43 anos de prisão em 1995, e ficou preso até 2005.

Leia mais

Política
Como funciona o voto em trânsito no sistema eleitoral brasileiro
Variedades
O Grande Debate: Fala de Moraes mostra divisão no STF por Código de Ética?
Esportes
Conheça os esportes disputados pelo Brasil nas Olimpíadas de Inverno de 2026
Variedades
Polícia prende “Biel do Feijão”, chefão do Comando Vermelho, no RJ
Variedades
JD Vance é vaiado na abertura dos Jogos de Inverno em Milão
Sorocaba
Secretaria da Mulher realiza a segunda edição do ano do “Mercado Solidário”

Mais lidas hoje