Leitura, programas esportivos: Bolsonaro detalha rotina na ‘Papudinha’ à PF

Entre a leitura de livros pela manhã e assistir programas esportivos na televisão à tarde, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) detalhou como tem sido seus dias na Sala de Estado-Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar (a “Papudinha”), no Distrito Federal. As informações constam no laudo médico da Polícia Federal, tornado público nesta sexta-feira (6) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o relato feito aos peritos criminais, a rotina de Bolsonaro começa cedo: ele acorda por volta das 05h00, mas costuma levantar-se da cama apenas às 08h00. Após o desjejum e a higiene pessoal, o ex-presidente dedica as manhãs à leitura de livros.

O período da tarde é reservado para o descanso. Após o almoço, ele repousa por cerca de 20 minutos. O restante do tempo é ocupado assistindo a programas de esporte na TV e conversando com os policiais militares responsáveis pela guarda externa do alojamento. Ao final da tarde, Bolsonaro realiza uma caminhada de aproximadamente 1 km, sob escolta.

Aos peritos, o ex-presidente afirmou que a única refeição fornecida pela unidade prisional que ele aceita é o café da manhã, composto por achocolatado e pão com manteiga. O almoço e o jantar são trazidos por familiares e consistem basicamente em arroz, feijão, uma proteína (carne ou frango) e salada. Nos intervalos, ele consome bolos e biscoitos, também levados por visitantes.

Em relação ao estado emocional, Bolsonaro disse procurar manter-se equilibrado, destacando que a maior preocupação é com a filha, a enteada e Michelle Bolsonaro, sua esposa. O ex-presidente destacou que recebe visitas de um pastor e de um fisioterapeuta uma vez por semana. O laudo concluiu que o quadro clínico do ex-presidente é estável, mas que ele possui doenças crônicas — como apneia do sono e pressão alta — que exigem acompanhamento contínuo.

Bolsonaro está custodiado em uma Sala de Estado Maior com 38,5 m², que inclui quarto, banheiro privativo e copa, além de contar com ar-condicionado e acesso a uma área externa para banho de sol.

Transferência da ‘Papudinha’

O laudo da Polícia Federal apontou que Bolsonaro pode permanecer na “Papudinha” mesmo em tratamento de doenças. O documento descarta a necessidade de transferência para um hospital penitenciário ou para prisão domiciliar. De acordo com o documento, o quadro clínico do ex-mandatário é estável.

A perícia foi solicitada por Moraes após transferência de Bolsonaro da Superintendência Regional da Polícia Federal para a Sala de Estado Maior no 19º Batalhão da Polícia Militar, localizado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O ministro retirou o sigilo do documento e deu cinco dias para que os advogados e a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestem.

Na quarta-feira (4), a defesa do ex-presidente solicitou mais uma vez a prisão domiciliar alegando piora no quadro de saúde. “Apresentou piora nos últimos dias, com o surgimento de episódios eméticos e crise de soluços acentuada”, declarou no requerimento.

Os peritos confirmaram que Bolsonaro, de 70 anos, possui comorbidades, como pressão alta, obesidade, apneia do sono, artérias entupidas e refluxo. No entanto, o laudo afirma que todas essas condições estão sob controle, seja por meio de medicamentos ou uso de equipamentos como o CPAP (para apneia).

O exame também nega diagnósticos mais graves sugeridos por médicos assistentes da defesa. A PF diz que não encontrou evidências de pneumonia bacteriana, anemia por deficiência de ferro, depressão ou sarcopenia (perda de massa muscular).

Apesar de negar a transferência, o laudo recomendou adaptações na cela para evitar novos acidentes, como a instalação de barras de apoio no banheiro e corredores, além de campainhas de emergência e acompanhamento fisioterapêutico contínuo.

Leia mais

Variedades
Influenciador Henrique Maderite morre aos 50 anos em Minas Gerais
Sorocaba
Coaves Kids tem encontro no Parque da Água Vermelha no dia 21 de fevereiro
Variedades
Bolsas da Europa avançam em meio a balanços, metais e impulso de NY
Sorocaba
Casa do Trabalhador oferece 127 vagas de emprego na segunda-feira (9)
Variedades
1,2 mil artistas e 700h de ensaio: a abertura de Milão-Cortina em números
Política
Michelle divulga carta enviada por Bolsonaro no aniversário de casamento: ‘100% fiel’

Mais lidas hoje