Audiência de Carla Zambelli é remarcada para o dia 10 de fevereiro

A audiência para decidir sobre a extradição da ex-deputada Carla Zambelli foi remarcada para a próxima terça-feira (10) pela Justiça da Itália, onde Zambelli está desde junho de 2025, quando fugiu do Brasil após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão.

A ex-deputada, presa preventivamente no país desde julho de 2025, teve o julgamento de extradição adiado em audiência realizada no dia 20 de janeiro. Na época, a Corte de Apelação de Roma informou que não conseguiu tempo suficiente para analisar as informações enviadas pelo governo brasileiro em relação à Penitenciária Feminina do Distrito Federal, também conhecida como Colmeia, lugar onde ela ficará detida em caso de retorno ao Brasil.

O julgamento já havia sido adiado em 18 de dezembro de 2025, quando os advogados de defesa da ex-deputada pediram mais tempo para análise de documentos vindos do STF.

Após o último adiamento da sessão, em janeiro, a Corte informou que remarcaria a audiência para a primeira quinzena de fevereiro.

Relembre a condenação 

A parlamentar foi condenada pelo STF a dez anos de prisão e à perda do mandato por envolvimento na invasão do sistema do CNJ. Zambelli deixou o Brasil em maio de 2025 pela fronteira com a Argentina, evitando o controle migratório. De Buenos Aires, viajou para a Flórida e, no início de junho, seguiu para a Itália, onde supostamente acreditava estar protegida por sua cidadania italiana. Contudo, no mesmo dia de sua chegada ao país europeu, seu nome foi incluído na lista de difusão da Interpol. Na mesma época, o STF solicitou sua extradição imediata, mas ainda aguarda a resposta da Justiça italiana.

Em uma primeira condenação, a ex-deputada foi considerada culpada por mandar invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em atuação com o hacker Walter Delgatti. Na segunda vez, ela foi condenada pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal, no episódio em que perseguiu um homem a mão armada pelas ruas de São Paulo, em outubro de 2022.

O Supremo Tribunal Federal determinou em dezembro de 2025 a cassação do mandato de Zambelli, revogando decisão oposta da Câmara dos Deputados. Três dias ela renúncia ao cargo de deputada federal. “A Câmara dos Deputados informa que a Deputada Carla Zambelli (PL-SP) comunicou à Secretaria-Geral da Mesa a sua renúncia ao mandato parlamentar na data de hoje”, disse a carta na época.

Leia mais

Esportes
Como as bolas do Brasileirão evoluíram em tecnologia e design
Variedades
Ministro do STJ acusado de importunação sexual é internado com dor no peito
Esportes
Com brilho de ‘Filhos do Terrão’, Corinthians vence Capivariano pelo Paulistão
Variedades
Análise: Flávio Bolsonaro esfria Congresso e anima estratégia de Lula
Sorocaba
Secretaria da Mulher e Sebrae realizam workshop gratuito sobre Fluxo de Caixa
Variedades
Corinthians: Reforço sente a coxa e deixa o jogo contra o Capivariano

Mais lidas hoje