Homem morre em Minneapolis após ser baleado por agentes federais

Alex Pretti, um americano de 37 anos, morador da cidade de Minneapolis, foi baleado e morto neste sábado (24) por agentes federais.

De acordo com a porta-voz do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, Pretti portava “uma arma de fogo e dois carregadores” e se aproximou de um agente da Polícia de Fronteira. McLaughlin disse que um agente disparou “tiros em legítima defesa” porque temia “por sua vida e pela vida e segurança de seus colegas policiais”.

Não está claro se Pretti estava usando a arma de forma visível ou se estava escondida no momento em que foi baleado. A polícia de Minneapolis informou que Alex Pretti tinha permissão para portar a arma, o que é exigido no estado de Minnesota.

No momento da ação, acontecia uma operação em que agentes do ICE (Serviço de Imigração) e da Polícia de Fronteira procuravam por um imigrante sem documentos.
Embora as duas agências federais tenham funções relativamente diferentes, os agentes passaram a atuar juntos em operações para prender imigrantes.

Manifestantes também protestavam em Minneapolis na hora dos disparos. Um vídeo feito no momento da ação mostra Alex Pretti cercado e em seguida pelo menos 10 disparos.

Cresce a tensão em Minneapolis

O caso ocorre em meio à crise social em Minneapolis depois que a americana Renee Nicole Good, de 37 anos, foi morta a tiros por um agente ICE.

Moradores da cidade têm feito protestos quase que diários contra a presença de agentes de imigração.

O governador de Minnesota, Tim Walz, disse que conversou com a Casa Branca sobre a morte de Alex Pretti neste sábado (24), caso que descreveu como “repugnante”, e pediu o fim de uma ação agressiva de fiscalização de imigração.

“Acabei de falar com a Casa Branca após outro tiroteio horrível por agentes federais. Minnesota já teve o suficiente. Isso é repugnante”, disse Walz.

Ele continuou: “O presidente [Trump] deve encerrar essa operação. Retire os milhares de oficiais violentos e não treinados de Minnesota. Agora.”

Leia mais

Variedades
Tempestade de inverno nos EUA deixa 160 mil pessoas sem energia
Variedades
BBB 26: Filha de Kelly Key, Suzanna Freitas, sobe ao palco após show
Variedades
Kelly Key revela voo de oito horas de Angola ao Brasil para show no BBB 26
Economia
Mercado aposta em manutenção da Selic em janeiro
Variedades
Trump aprova declarações de emergência para mais 10 estados por mau tempo
Política
Análise de veto de Lula ao PL da Dosimetria deve ser prioridade no Congresso

Mais lidas hoje