Conheça o Ibrachina, sensação da Copinha que assombra gigantes e mira a final

O Ibrachina é grande sensação da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Fundado em 2020 e sediado no bairro da Mooca, em São Paulo, eliminou gigantes como Atlético Mineiro, Internacional e Palmeiras. Na semifinal, enfrenta o São Paulo, nesta quinta-feira (22), às 21h30.

O clube chegou a ser destaque no jornal espanhol “as”, que classificou a equipe como: “uma das surpresas mais agradáveis” e falou que ele é “um clube formador que assombra o Brasil”.

Parte do Instituto Sociocultural Brasil-China, se dedica a promover a integração entre as culturas de Brasil e China, fundado 2018. O Ibrachina começou suas atividades durante a pandemia do Covid-19, em 2020, fundado pelos irmãos Thomas e Henrique Law. Durante esse período, o instituto manteve o “Observatório do Coronavírus”, onde publicou noticias relativas à pandemia usando fontes oficiais.

Foi nessa época que realizou peneiras enquanto a maioria dos times estavam parados e formou suas primeiras categorias. Apesar de não possuir uma equipe profissional, marca presença nas categorias de base, sub-15, Sub-17 e Sub-20.

O complexo Ibrachina Arena, de 12 mil metros quadrados, é certificado pela Fifa, e o time recebeu o selo de clube formador pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Reprodução/Instagram/@ibrachinafc

No ano passado, o Ibrachina foi vice-campeão paulista sub-17, e foi considerado a sexta melhor categoria de base sub-20 de São Paulo, ficando atrás dos quatro grandes e Novorizontino, segundo a Federação Paulista de Futebol.

Nem tudo são flores

O presidente do Ibrachina é o empresário Henrique Law, filho de Law Kin Chong e Miriam Law, investigados na CPI da Pirataria, pela Câmara Municipal de São Paulo. O objetivo era apurar a venda de produtos falsificados e a comercialização de produtos sem o recolhimento de impostos.

Law Kin Chong chegou a ser preso por corrupção ativa, tentando subornar o deputado federal Luiz Antônio de Medeiros, que foi um dos presidentes da CPI. Ele ficou preso entre 2004 e 2007. O presidente da CPI, Camilo Cristófaro, afirmou que o casal comandava o esquema de contramando que gerava R$ 400 bilhões de prejuízo por ano ao país. A comissão foi encerrada em 2023.

O relatório final não faz condenação judicial, apenas registra os fatos e evidências, e recomenda politicas público e encaminhamentos legais.

Leia mais

Variedades
BBB 26: Dinâmica da segunda semana tem Anjo autoimune e Caixas-Surpresa
Variedades
Wagner Moura soube de indicação ao Oscar por meio de um amigo: ‘Estava no avião’
Política
Fachin defende atuação de Toffoli no caso Master e diz que Supremo ‘não se curva’
Esportes
Gabigol salva nos acréscimos, e Santos arranca empate contra o Corinthians
Variedades
Vance justifica ação do ICE contra menino de cinco anos após prisão do pai
Política
‘Irei trabalhar sempre por uma direita unida e forte’, diz Tarcísio

Mais lidas hoje