O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, por telefone. O contato ocorreu nesta quinta-feira (22).
“Ao expressar satisfação quanto ao cessar-fogo obtido em Gaza, o presidente Lula consultou o presidente Abbas sobre as perspectivas de reconstrução da região e reiterou o compromisso brasileiro com a paz no Oriente Médio”, informou o Planalto em nota.
Os dois líderes também trocaram impressões sobre o plano de paz em curso e acordaram continuar mantendo contato sobre o tema. Israel e o Hamas aprovaram, em outubro de 2025, plano de cessar-fogo dos Estados Unidos.
Apesar de percalços na primeira fase de implementação, o plano encontra-se na segunda etapa. Para este momento, o governo norte-americano prevê a desmilitarização e reconstrução completas de Gaza.
Recentemente, a Casa Branca anunciou a instalação do “Conselho da Paz”, para resolver conflitos globais e que supervisionará a reconstrução de Gaza. Dezenas de líderes mundiais foram convidados para integrar o grupo.
O Conselho de Paz foi oficializado nesta quinta-feira (22), em uma cerimônia em Davos, na Suíça.

