A Prefeitura de Sorocaba publicou, nesta quinta-feira (21), no Jornal do Município, a abertura de Concorrência Eletrônica nº 37/2025, que trata da construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Horto Florestal, próxima à região do Parque São Bento, na Zona Norte da cidade. A previsão é que a ordem de início da obra ocorra até maio de 2026, com conclusão em até 14 meses de execução. A publicação pode ser acessada no link: https://noticias.sorocaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2026/01/noticias.sorocaba.sp.gov.br-3878-21-de-janeiro-de-2026-reserva.pdf.
A implantação da nova unidade atende a uma demanda concreta do território. De acordo com a estimativa populacional do IBGE 2022, a região concentra cerca de 32 mil moradores, sendo que mais de 26 mil pessoas são usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o território é atendido pela UBS São Bento, que registra alta demanda, com média mensal de 8.200 atendimentos.
O perfil populacional reforça a necessidade de ampliação da rede de saúde local. A região possui mais de 2 mil crianças de até 5 anos de idade e 8 mil mulheres em idade fértil, sendo a UBS São Bento, hoje, a unidade que mais realiza abertura de pré-natal no município”, explica o secretário da Saúde, Dr. João Pedro Fraletti. “Esses indicadores evidenciam a necessidade assistencial sobre a estrutura existente e a importância de ampliar a capacidade de atendimento na Atenção Primária”, completa.
O terreno selecionado para a obra apresenta condições adequadas para a implantação de uma UBS Porte IV, que contará com até quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). A nova unidade permitirá a ampliação da cobertura da Atenção Básica, fortalecendo o cuidado contínuo, preventivo e mais próximo da população.
O secretário destaca, ainda, a importância da expansão das equipes de Saúde da Família. “Esta unidade nos traz uma condição estratégica benéfica para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) no município, além do atendimento naquele território”, pontua Fraletti.
Além da UBS Horto Florestal, o município também avança na construção de outras duas unidades: UBS São Conrado e UBS Central Parque, ambas organizadas na Zona Oeste e no modelo de Estratégia Saúde da Família, com previsão de entrega até o final de 2026.
Os projetos são uma iniciativa da Secretaria da Saúde, com apoio técnico da Secretaria de Parcerias (Separ). Parte do financiamento das obras é realizada com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), enquanto o custeio e a manutenção das unidades ficarão, em sua maior parte, sob responsabilidade do município, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Sorocaba com o investimento na ampliação e qualificação do acesso à saúde pública. Vale destacar que no terreno, o município também será contemplado com duas unidades destinadas à educação.

