A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, nesta quinta-feira (22), os indicados à 98ª edição do Oscar. Além de “O Agente Secreto”, que recebeu 4 indicações, Adolpho Veloso foi indicado na categoria de Melhor Fotografia por ‘Sonhos de trem’, da Netflix.
O diretor de fotografia brasileiro compete com grandes nomes pela categoria.
– ‘Sonhos de Trem’ – Adolpho foi indicado
– ‘Sinners’, com Autumn Durald Arkapaw
– ‘Uma batalha após a outra’, com Michael Bauman
– ‘Frankenstein’, com Dan Laustsen
– ‘Marty Supreme’, com Darius Khondji
Quando acontece o Oscar?
O Oscar 2026 acontece em 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Quem é Adolpho Veloso?
Adolpho Veloso é um diretor de fotografia brasileiro que ganhou projeção internacional pelo trabalho em “Sonhos de Trem” (2025), dirigido por Clint Bentley. O filme foi rodado quase integralmente com luz natural em locações no noroeste dos Estados Unidos, recurso que contribui para a atmosfera sensível e contemplativa da narrativa, marcada pelas memórias do protagonista Robert Grainier, interpretado por Joel Edgerton.

O diretor de fotografia brasileiro Adolpho Veloso
Sobre o filme
Em “Sonhos de Trem”, Robert Grainier (Joel Edgerton) é um dos trabalhadores encarregados de construir e ampliar as ferrovias que cortaram os Estados Unidos no início do século XX. Órfão desde a infância, ele cresceu imerso nas vastas e silenciosas florestas do Noroeste do Pacífico, cenário que moldou sua relação com o mundo e com a solidão.
Com o avanço acelerado do século XX e as exigências de um trabalho exaustivo, Robert passa longos períodos longe da esposa, Gladys (Felicity Jones), e da filha pequena. Quando uma tragédia inesperada abala a família, ele é forçado a confrontar perdas profundas e a revisitar memórias e vínculos afetivos que tornam sua trajetória pessoal, ao mesmo tempo, singular e universal.

Em “Sonhos de Trem”, o personagem Robert Grainier é interpretado por Joel Edgerton

