Nesta quinta-feira (22), o filme brasileiro “O Agente Secreto” foi indicado ao Oscar 2026 em quatro categorias.
São elas:
- Melhor Filme
- Melhor Filme Internacional
- Melhor Elenco
- Melhor Ator (Wagner Moura)
A cerimônia de entrega do Oscar está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles, no Dolby Theatre.
Conquistas
Antes, “O Agente Secreto” conquistou dois troféus do Globo de Ouro, de Melhor Filme em Língua não Inglesa e de Melhor Ator de Drama, para Wagner Moura.
Já no Festival de Cannes, o longa-metragem protagonizado por Wagner Moura teve outro resultado histórico, levando para casa dois troféus: Kleber Mendonça Filho venceu o prêmio de Melhor Direção, e Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator.
O filme brasileiro protagonizou diversas premiações, o que aumenta a expectativa para o Oscar. Até o momento, a produção contabiliza 56 troféus em 36 premiações.
O Agente Secreto como memória do Brasil
“O Agente Secreto” é ambientado no Brasil de 1977 e acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor de tecnologia de 40 anos que deixa a agitada São Paulo rumo a Recife na tentativa de escapar de um passado violento e enigmático. Em busca de recomeço, ele acredita ter encontrado na cidade um refúgio para reconstruir a própria vida.
No entanto, ao chegar justamente na semana do Carnaval, a aparente tranquilidade do lugar começa a se dissipar. Aos poucos, Marcelo percebe que o caos que tentou abandonar o seguiu até ali. Sob constante vigilância dos vizinhos e envolto em um clima crescente de desconfiança, ele se dá conta de que Recife está longe de ser o abrigo seguro que imaginava.

