O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na quarta-feira (21) que acredita que está “razoavelmente perto” de um acordo para encerrar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, acrescentando que se reuniria com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ainda nesta quarta.
Trump disse que estava lidando com Putin, que, segundo ele, queria fazer um acordo para acabar com a guerra de quase quatro anos, acrescentando que achava que Zelensky também estava pronto para chegar a um acordo.
“Acredito que eles chegaram a um ponto em que podem se entender e fechar um acordo. E se não o fizerem, serão estúpidos”, declarou ele, referindo-se aos líderes russo e ucraniano.
A Ucrânia marcará o quarto aniversário da invasão em grande escala da Rússia em 24 de fevereiro.
Trump disse que esperava negociar um acordo para acabar com a guerra mais cedo, mas que havia um “ódio anormal” entre os dois líderes. Na semana passada, Trump disse à Reuters que Zelenskiy era o principal impedimento para se chegar a um acordo.
Trump fez essas declarações durante uma sessão de perguntas e respostas com um moderador no Fórum Econômico Mundial em Davos.

