Menino de 5 anos é hospitalizado após picada de jararaca no Pará

Uma criança de 5 anos foi internada após ser picada por uma cobra jararaca dentro de um garimpo, no município de Novo Progresso, no sudoeste do Pará. O caso ocorreu no dia 14 de janeiro e exigiu a transferência do paciente para uma unidade hospitalar de referência.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Progresso, o menino, residente em uma área de garimpo no município de Itaituba, deu entrada na emergência do Hospital Municipal de Novo Progresso (HMNP) no dia 15 de janeiro de 2026, por volta das 11h. A criança foi levada ao hospital pela própria família, um dia após o acidente.

Ainda segundo a secretaria, o paciente foi prontamente atendido, internado e assistido conforme os protocolos do Ministério da Saúde, com a realização de exames e a administração de soro antiofídico, de acordo com os critérios clínicos estabelecidos.

A família informou à equipe médica que, logo após a picada, foi realizado um torniquete no braço da criança, procedimento que também aparece em imagens divulgadas nas redes sociais.

Conforme a avaliação médica, a demora no atendimento e o uso do torniquete contribuíram para o agravamento do quadro de saúde, com possível comprometimento da circulação sanguínea no local afetado.

Diante da situação, a equipe do HMNP solicitou o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) para avaliação especializada das condições circulatórias do braço do paciente. A transferência foi aceita pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, e ocorreu às 13h do dia 19 de janeiro.

No momento da transferência, a criança apresentava quadro clínico estável, com funções neurológicas preservadas e sem sinais de ação ativa do veneno. No entanto, havia edemas e bolhas no local da picada, exigindo acompanhamento especializado para tratar as consequências do acidente, possivelmente agravadas pelo uso do torniquete.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Progresso pediu a população que em casos como tenha cuidado devido os riscos de práticas inadequadas em casos de picadas de cobra.

A orientação é que não sejam realizados torniquetes, cortes ou outras intervenções caseiras, pois essas condutas podem agravar o quadro clínico. Em situações de acidente ofídico, a recomendação é manter a vítima em repouso e procurar atendimento médico imediato.

Leia mais

Variedades
Trump cita opções, caso não possa usar tarifas para obter a Groenlândia
Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba promove encontro com OSCs sobre emendas parlamentares para 2026
Variedades
Juiz sequestrado em São Paulo foi vítima de golpe do amor
Política
Sem candidatura sacramentada, Flávio viaja para Israel em busca de alianças
Esportes
Grêmio rescinde contrato com goleiro Tiago Volpi
Sorocaba
GCM prende suspeito por tráfico de drogas no Jardim São Guilherme

Mais lidas hoje