Aeronaves vão para base dos EUA na Groenlândia para exercício planejado

O NORAD (Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte, na sigla em inglês) anunciou nesta segunda-feira (19) o envio de aeronaves para uma base da Força Espacial dos EUA no noroeste da Groenlândia, em meio ao aumento das tensões entre os EUA e a Dinamarca sobre o território autônomo dinamarquês.

O NORAD não divulgou o tipo ou o número de aeronaves que se dirigem à Base Espacial de Pituffik, mas afirmou que elas “darão suporte a diversas atividades do NORAD planejadas há muito tempo”.

O comando, sediado no Colorado, disse que o envio das aeronaves foi coordenado com a Dinamarca, um aliado da Otan responsável pela defesa e relações exteriores da Groenlândia, e que todas as forças envolvidas “operam com as autorizações diplomáticas necessárias”.

O governo da Groenlândia também foi informado sobre o envio, acrescentou.

“O NORAD realiza rotineiramente operações sustentadas e dispersas na defesa da América do Norte, por meio de uma ou todas as três regiões do NORAD (Alasca, Canadá e os EUA continentais)”, afirmou o comando.

A base de Pitiffuk, a instalação militar mais ao norte dos EUA, apoia operações de alerta e defesa antimíssil e vigilância espacial.

O presidente dos EUA, Donald Trump, insiste que a Groenlândia deve estar sob controle americano para proteger essas operações de defesa de quaisquer ameaças potenciais da Rússia e da China.

Leia mais

Variedades
Passageiro que tumultua voos será punido com política de “tolerância zero”
Variedades
Fogo no gelo: incêndios no Ártico estão maiores e mais intensos
Variedades
Como o Big Brother funciona em outros países? Conheça as versões
Variedades
120 detentos do Estado Islâmico escaparam da prisão de Shaddadi, diz Síria
Esportes
Combustíveis 100% sustentáveis e cores tradicionais: veja o novo carro da Haas para Fórmula 1 2026
Variedades
Parlamentar britânico sugere boicote à Copa do Mundo em resposta a Trump

Mais lidas hoje