Trump diz que Dinamarca falhou em afastar a “ameaça russa” da Groenlândia

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou neste domingo (18) que a Dinamarca não conseguiu fazer nada para afastar a “ameaça russa” da Groenlândia e disse: “Agora é a hora, e isso será feito!!!”

“A Otan vem dizendo à Dinamarca, há 20 anos, que ‘vocês precisam afastar a ameaça russa da Groenlândia’. Infelizmente, a Dinamarca não conseguiu fazer nada a respeito”, escreveu Trump em uma publicação na rede social Truth Social.

A Casa Branca, a Presidência dinamarquesa na União Europeia e o Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca não responderam imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

Trump insistiu repetidamente que não aceitará nada menos do que a posse da Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca.

Líderes da Dinamarca e da Groenlândia insistiram que a ilha não está à venda e não deseja fazer parte dos Estados Unidos.

No sábado (17), Trump prometeu implementar uma onda de tarifas crescentes sobre os aliados europeus até que os Estados Unidos sejam autorizados a comprar a Groenlândia.

A crescente presença da China e da Rússia torna a Groenlândia vital para os interesses de segurança dos EUA, afirmou Trump. Autoridades dinamarquesas e de outros países europeus ressaltaram que a Groenlândia já está abrangida pelo pacto de segurança coletiva da Otan.

Leia mais

Variedades
Trump fala em Davos um dia após completar 1º ano do mandato na Casa Branca
Variedades
Explosão em fábrica na China deixa ao menos dois mortos, diz mídia estatal
Variedades
Mercados globais devem enfrentar surto de volatilidade após taxas contra UE
Economia
O que vale mais a pena: comprar imóvel ou alugar e investir?
Variedades
Economia da China cresce 5% em 2025 e atinge meta de crescimento do governo
Variedades
80% dos industriais culpam juros por dificuldade em obter crédito, diz CNI

Mais lidas hoje