A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, presenteou o presidente dos EUA, Donald Trump, com sua medalha do Prêmio Nobel da Paz nesta quinta-feira (15), durante uma reunião na Casa Branca, numa tentativa de influenciar seus esforços para moldar o futuro político de seu país.
Um funcionário da Casa Branca confirmou que Trump pretende ficar com a medalha.
Em uma publicação nas redes sociais na noite de quinta-feira, Trump escreveu: “María me presenteou com seu Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho que tenho feito. Um gesto maravilhoso de respeito mútuo. Obrigado, María!”
María Corina, que descreveu a reunião como “excelente”, disse que o presente foi um reconhecimento do que ela chamou de compromisso dele com a liberdade do povo venezuelano.
A Casa Branca publicou posteriormente uma foto de Trump e Machado, com o presidente segurando uma grande moldura dourada exibindo a medalha.
President Donald J. Trump meets with María Corina Machado of Venezuela in the Oval Office, during which she presented the President with her Nobel Peace Prize in recognition and honor.🕊️ pic.twitter.com/v7pYHjVNVO
— The White House (@WhiteHouse) January 16, 2026
O texto que acompanhava a foto dizia: “Ao Presidente Donald J. Trump, em gratidão por sua extraordinária liderança na promoção da paz através da força”, e classificou o gesto como um “Símbolo Pessoal de Gratidão em nome do Povo Venezuelano”.
A tentativa de Machado de influenciar Trump ocorreu depois que ele rejeitou a ideia de nomeá-la como líder da Venezuela para substituir o deposto Nicolás Maduro.
Trump fez campanha abertamente pelo prêmio antes de María Corina ser recebê-lo no mês passado e reclamou amargamente quando foi esnobado.
Embora Machado tenha dado a Trump a medalha de ouro que recebeu com o prêmio, a honraria permanece sendo dela; o Instituto Nobel da Noruega afirmou que o prêmio não pode ser transferido, compartilhado ou revogado.

