Padre morre, aos 103 anos, enquanto rezava Ave-Maria

O padre José Luciano Jacques Penido, considerado o missionário redentorista mais longevo do Brasil, morreu na noite da última sexta-feira (9), aos 103 anos, no Rio de Janeiro. O sacerdote faleceu por volta das 18h, na Comunidade Santo Afonso, na Tijuca, onde vivia.

Com 83 anos de vida religiosa e 78 anos de sacerdócio, padre Penido dedicou toda a trajetória à Congregação do Santíssimo Redentor.

O velório, a missa de corpo presente e o sepultamento ocorreram na manhã deste domingo (11), na Capela Mortuária do Cemitério da Paróquia da Glória, em Juiz de Fora (MG). A cerimônia reuniu sacerdotes, religiosos, autoridades e fiéis.

Durante o velório, o pároco da Paróquia Santo Afonso, no Rio de Janeiro, padre Sérgio Luiz e Silva, afirmou que o sacerdote morreu um minuto antes das 18h, momento em que teria rezado sua última Ave-Maria.

Além de sua atuação pastoral, padre Penido fundou o Museu do Escravo, em sua cidade natal, Belo Vale (MG). Representantes do município e da instituição estiveram presentes na despedida.

O corpo foi sepultado no Jardim da Ressurreição, cemitério redentorista da antiga Província do Rio, ao lado de outros missionários da congregação.

Leia mais

Economia
Argentina registra menor nível de inflação em 8 anos
Variedades
Verstappen lembra convivência com Schumacher: “Conhecia como tio Michael”
Variedades
BTS anuncia três shows no Brasil; veja as datas
Política
Advogado de Filipe Martins pede que Mendonça decrete a prisão de Lulinha
Sorocaba
Casa do Trabalhador oferece 152 vagas de emprego na quarta-feira (14)
Variedades
Inflação na Argentina encerra 2025 com alta de 31,5%

Mais lidas hoje