O Campeonato Paulista da Série A2 de 2026, a segunda divisão do estado, começa nesta sexta-feira (9) e reúne tradicionais equipes do futebol local, além de uma equipe novata.
O time recém-criado, aliás, abre a competição. Antigo Oeste, o Osasco Sporting enfrenta a Ferroviária nesta sexta às 20h no Estádio José Liberatti.
Para este ano, o formato foi alterado pela Federação Paulista de Futebol (FPF). O Paulistão A2 conta com 16 times, que se enfrentam em turno único na primeira fase.
Os dois piores times são rebaixados e os oito melhores avançam de fase e se dividem em dois quadrangulares. Os dois melhores de cada chave disputam a semifinal. Os finalistas sobem para o Paulistão 2027.
Times tradicionais na A2
O Paulistão A2 2026 conta com equipes que já levantaram taças em São Paulo e no cenário nacional.
É o caso do Santo André, que já disputou o Brasileirão neste século e conquistou a Copa do Brasil em 2004. O Ramalhão também foi vice do Paulistão de 2010.
O Ituano, bicampeão do Paulistão (2002 e 2014) também disputa a segundona, assim como a Inter de Limeira, campeã paulista em 1986 e da Série B do Brasileiro em 1988.
Quem veio da elite e quem subiu
A Inter de Limeira e o Água Santa retornam à competição, após serem rebaixados da Série A1 em 2025.
Já Monte Azul e Sertãozinho disputam a Série A2 deste ano após serem promovidos da Série A3 no ano passado.

