Lula e Petro falam no telefone sobre Venezuela

O governo brasileiro informou nesta quinta-feira (8), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, por ligação telefônica. Segundo o comunicado, os dois mandatários manifestaram grande preocupação com o uso de força contra um país sul-americano. Também consideram que a ação que capturou o ex-presidente do país, Nicolás Maduro, viola o direito internacional. Apesar disso, o texto não cita nominalmente o presidente americano Donald Trump.

Ainda segundo o documento, os dois líderes concordam que a situação da Venezuela deve ser resolvida por meios pacíficos, e saudaram o anúncio feito pelo presidente da Assembleia Nacional da Venezuela. Lula informou a Petro que está enviando para o país 40 toneladas de insumos e medicamentos, de um total de 300 toneladas, a pedido da Venezuela.

Os insumos são para abastecer o estoque de produtos e soluções para diálise que estavam em um centro atingido pelos bombardeios americanos. Os líderes também teriam refirmado sua intenção de seguir cooperando em prol da paz e estabilidade no país.

Leia mais

Variedades
Copa 2026: Fifa recebeu 500 milhões de pedidos de ingressos, diz Infantino
Esportes
Weverton se despede do Palmeiras após oito anos
Sorocaba
Exposição “Asas em foco: Retratos da Natureza” poderá ser conferida no Pátio Cianê Shopping a partir desta quinta-feira (15)
Economia
Aposentados tem um mês para contestar descontos indevidos no INSS
Variedades
Homem manda 15 Pix de um centavo para ex e é preso por descumprir medida
Política
PGR nega SmartTV para Bolsonaro, mas autoriza visita religiosa

Mais lidas hoje