A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu o Inquérito Policial que apura ofensas racistas e xenofóbicas praticadas por uma torcedora do Avaí Futebol Clube contra torcedores do Clube do Remo, em partida disputada pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B de 2025, em Florianópolis, no estádio da Ressacada.
Uma torcedora, flagrada enquanto proferia os insultos, foi indiciada pela prática de racismo, no contexto de atividade esportiva, que tem pena de reclusão de 2 a 5 anos.
A partida foi realizada no dia 15 de novembro. Em um vídeo é possível ver a torcedora do Avaí gritando em direção à torcida do Remo “Olha tua cor. Olha, pobre aqui não fica”. No registro, outro torcedor também grita “Ei? Vieram montados de jegue de lá pra cá?”.
Segundo a Polícia Civil, não foi possível identificar o outro torcedor avaiano que também ofendeu os torcedores nortistas, dizendo, dentre outras coisas, “que deveriam voltar pra casa de jegue”.
Veja o momento em que os torcedores cometem atos racistas.
Na súmula do jogo não havia registro da solicitação do protocolo antirracista da Fifa ao longo da partida. Por nota, na época do episódio, o Avaí repudiou o episódio.
O Remo também se manifestou e chamou o episódio de “repugnante” e “clara manifestação de racismo e intolerância, e não pode ficar impune”

