Dow Jones fecha em recorde e ações de chips saltam com otimismo em IA

Os principais índices acionários dos Estados Unidos fecharam em alta nesta terça-feira (6).

O indicador Dow Jones atingiu um pico histórico pelo segundo dia consecutivo, influenciado pela alta das ações financeiras. O índice fechou em alta de 0,99%, a 49.462 pontos – a primeira vez que ele fecha acima de 49.000 pontos.

O índice de tecnologia Nasdaq ganhou 0,65%, a 23.547 pontos. E o S&P 500 valorizou 0,59%, a 6.943 pontos.

As ações de empresas de semicondutores dispararam em meio ao otimismo renovado com o setor de Inteligência Artificial.

Os papéis de empresas de tecnologia de memória e armazenamento subiram depois de o CEO da Nvidia, Jensen Huang, falar na Consumer Electronics Show em Las Vegas e detalhar os próximos processadores de IA que incluem uma nova camada de tecnologia de armazenamento. A Micron atingiu recorde histórico e encerrou o dia em alta de 10%.

Mas comentários de Huang sobre a eficiência dos novos chips da empresa levantaram preocupações sobre a demanda por sistemas de refrigeração para data centers. A Nvidia perdeu 0,45% e as ações da Johnson Controls e da Trane Technologies caíram mais de 6% e quase 3%, respectivamente.

Os EUA aguardam, agora, a pesquisa JOLTS, que será divulgada na quarta-feira (7), e o Payroll do setor não-agrícola, que vai ser publicado na sexta (9).

Dados de emprego mais fracos do que o esperado podem reforçar a argumentação a favor de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em 2026.

Mais cedo, a S&P global mostrou que o PMI Composto caiu para 52,7 em dezembro, ante 53,0 no mês anterior, enquanto o PMI de serviços recuou para 52,5, ante 52,9.

Os investidores ignoraram os temores de consequências geopolíticas mais amplas depois da captura de Nicolás Maduro pelas forças americanas no fim de semana, apostando que a medida pode abrir caminho para que empresas americanas tenham acesso às reservas de petróleo da Venezuela.

Mas as ações do setor petrolífero caíram depois de ganhos significativos na sessão anterior, com as gigantes Exxon Mobil e Chevron perdendo valor de mais de 3% e mais de 4%, respectivamente.

As ações da Moderna subiram e fecharam em alta de mais de 10% depois da Global Research do Bank of America elevar a meta de preço da farmacêutica.

Leia mais

Política
Galípolo se reúne com diretor da Polícia Federal em meio operação contra Banco Master
Variedades
Bolsa Família terá orçamento de R$ 158 bilhões em 2026
Esportes
Palmeiras vence o Santos por 1 a 0 com gol de Allan
Variedades
‘Evidências’ é a música mais reproduzida em shows pelo Brasil em 2025; confira lista
Variedades
Lula sanciona orçamento com previsão de superávit em ano eleitoral
Sorocaba
Aparecidinha recebe nova unidade de Ecoponto no município

Mais lidas hoje