Um elefante-marinho supreendeu as pessoas de Tramandaí, no litoral do Rio Grande do Sul, ao passear na orla da praia na tarde da última terça-feira (30). O animal, que estava em busca de um lugar para se esconder do sol forte, fez com que a área fosse monitorada pelo Comando Ambiental da Brigada Militar.
Um vídeo mostra o momento em que o mamífero fica ao lado de carros e chega a atravessar uma rua pela faixa de pedestres. Após o deslocamento, é possível ver que o elefante-marinho volta para a areia da praia.
Ao chegar no local, pessoas passam a acompanhá-lo e o rodeiam. Algumas delas ainda abriram espaço, ao retirarem cadeiras e guarda-sóis, para que o animal pudesse retornar ao mar com segurança. A ação foi coordenada pela corporação.
O registro foi repercutido nas redes sociais do deputado federal Paulo Pimenta (PT). Veja postagem do vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Conheça o elefante-marinho
De acordo com Comando Ambiental, o elefante-marinho pode pesar mais de 3 toneladas e atingir até 6 metros de comprimento. Apesar do tamanho, é um animal que se apresenta de forma pacífica quando não se sente ameaçado.
Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), o animal é uma espécie de mamífero marinho pertencente à família dos focídeos. Existem duas espécies principais: o elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina), encontrado no Hemisfério Sul, e o elefante-marinho-do-norte (Mirounga angustirostris), que habita o Hemisfério Norte.
Pedidos de resgate de animais silvestres crescem 26% em São Paulo
A recomendação das forças de segurança é para que, quando as pessoas avistem um elefante-marinho, não se aproximem, não alimentem e não toquem o animal.

