O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está estável e sem soluços neste domingo (28), mas deve passar por novo procedimento para bloqueio do nervo frênico esquerdo na próxima segunda-feira (29) como complementação do tratamento para as crises de soluço.
De acordo com boletim médico divulgado nesta tarde, Bolsonaro também deverá seguir com fisioterapia para reabilitação, medidas de profilaxia de trombose venosa e cuidados clinicos.
O novo procedimento de bloqueio de nervo foi mantido porque o ex-presidente apresentou crise de soluços e elevação da pressão arterial na noite de sábado.
O bloqueio do nervo frênico consiste em um procedimento para conter os movimentos do músculo do diafragma. Os médicos lançaram mão da alternativa no sábado após o ex-presidente não responder ao tratamento medicamentoso.
Ele foi realizado somente em um lado para verificar como Bolsonaro reagiria à intervenção. Agora, será aplicado do outro lado.
Bolsonaro foi internado na última quarta-feira (24) e passou por uma cirurgia para corrigir hérnia inguinal bilateral na quinta (25). Segundo os médicos, o procedimento transcorreu como o previsto e sem intercorrências.
Veja o boletim deste domingo na íntegra:
“O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro permanece internado no Hospital DF Star, em cuidados pós-operatórios de herniorrafia inguinal bilateral, por via convencional. Na noite passada, apresentou nova crise de soluços, apesar do procedimento realizado, além de elevação da pressão arterial. No momento encontra-se estável e sem soluços. Para amanhã (29), está programada a complementação do tratamento, com bloqueio do nervo frênico esquerdo, para posterior avaliação dos resultados. O paciente deverá seguir com fisioterapia para reabilitação, medidas de profilaxia de trombose venosa e cuidados clínicos.”

