Lula diz ser ‘amigo’ de Motta e Alcolumbre e fala em ‘aparar arestas’

O chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez acento para continuar movimento de reaproximação dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Em fala durante a reunião ministerial realizada nesta quarta-feira (17), o petista disse ser “amigo” da cúpula do Legislativo.

“Na hora que surgir uma divergência, é importante a gente lembrar que precisamos conversar mais e aparar as arestas“, disse Lula.

O petista afirmou que é “grato” pelo trabalho feito com Motta e Alcolumbre, mas também com Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente.

“Não conheço na história um governo que conseguiu, em um Congresso adverso igual pegamos, aprovar metade do que aprovamos. Portanto, é a vitória do multilateralismo, da paciência e da conversa”, afirmou Lula.

Na terça-feira (16), Lula telefonou para Motta. Aliados do presidente da Câmara interpretou o gesto como uma tentativa de aproximação após a relação entre os dois ficar desgastada, principalmente, por divergências em pautas de segurança pública. A indicação de um aliado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para a relatoria do PL Antifacção estremeceu o relacionamento.

Já Alcolumbre ficou irritado após Lula indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para o STF (Supremo Tribunal Federal). O presidente do Senado defendia o nome de Rodrigo Pacheco para ocupar, na Corte, a cadeira que era do ex-ministro Luís Roberto Barroso.

Leia mais

Variedades
RS: hacker é condenado a 9 anos de prisão após derrubar sistema da Justiça
Sorocaba
Urbes anuncia prazo para renovação do Alvará de Transporte Escolar 2026
Política
Ministro da Previdência diz que governo desconhecia envolvimento de número 2 em fraude no INSS
Variedades
Pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA caem para 224 mil
Sorocaba
Procon Sorocaba orienta consumidores sobre compras no Natal
Política
Bancadas da Câmara acionam STF para barrar PL da Dosimetria

Mais lidas hoje