O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em empate técnico com o senador Flávio Bolsonaro (PL) e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em cenários da disputa presidencial simulados no estado do Rio de Janeiro, segundo pesquisa da Real Time Big Data divulgada nesta quarta-feira (17).
O levantamento ouviu 1.500 pessoas no estado, entre os dias 5 e 16 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
No primeiro cenário estimulado, Lula registra 27% das intenções de voto, contra 25% de Flávio Bolsonaro, configurando empate técnico pela margem de erro.
Ratinho Jr. (PSD) aparece com 8%, seguido por Romeu Zema (Novo), com 5%. Ronaldo Caiado (União) soma 2%, Renan Santos (Missão) também 2%, enquanto Aldo Rebelo (DC) marca 1%.
Brancos e nulos totalizam 3%, indecisos são 4%, e 23% afirmam não pretender votar.
No segundo cenário, Flávio Bolsonaro aparece numericamente à frente, com 28%, enquanto Lula mantém 27%, novamente dentro da margem de erro.
Eduardo Leite (PSD) surge com 4%, Zema com 5%, Caiado com 2%, Renan Santos com 2% e Aldo Rebelo com 1%.
Brancos e nulos somam 3%, indecisos chegam a 5% e 23% dizem que não pretendem votar.
Já no terceiro cenário, Lula soma 28% das intenções de voto, enquanto Tarcísio de Freitas alcança 30%, caracterizando outro empate técnico.
Romeu Zema aparece com 5%, Ronaldo Caiado com 2%, Renan Santos com 2% e Aldo Rebelo com 1%.
Brancos e nulos permanecem em 3%, indecisos sobem para 6% e 23% declaram não ter intenção de votar.
Ao todo, em âmbito nacional, a pesquisa ouviu 33.000 pessoas, distribuídas nos 26 estados da federação e no Distrito Federal, ponderadas de acordo com cada eleitorado.

