Sorocaba é campeã nacional em Gestão Pública no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025

Sorocaba conquistou o título de campeã nacional na categoria Melhor Gestão no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, destacando-se entre os municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes, exceto as capitais. O anúncio ocorreu na segunda-feira (15), em cerimônia realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília (DF), em uma iniciativa do Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila.

A cidade alcançou as melhores médias em todos os pilares do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), consolidando-se como referência nacional em eficiência administrativa, planejamento estratégico e qualidade na gestão pública.

“Com este resultado, Sorocaba reafirma sua trajetória de excelência ao vencer a premiação também nos anos de 2021, 2022 e agora em 2025, demonstrando consistência, continuidade e alto desempenho na gestão pública ao longo dos anos”, destaca a secretária de Parcerias (Separ), Jéssica Pedrosa, que representou o prefeito em exercício Fernando Martins da Costa Neto, na cerimônia.

O IGMA é uma plataforma de tecnologia e inovação, desenvolvida pelo Instituto Aquila, com o objetivo de medir o nível de excelência das cidades brasileiras e promover o Ciclo Virtuoso do Desenvolvimento Humano. Com seis pilares estruturais de avaliação (Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública), a ferramenta de inteligência artificial consolida 67 indicadores, a partir de fontes públicas.

O índice de Sorocaba atingiu a pontuação de 71,67 e também obteve as notas 86,33 em Infraestrutura e Mobilidade Urbana; 74,46 em Educação e 81,49 em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

A iniciativa do Prêmio Band Cidades Excelentes também tem Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), com o objetivo de reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal em todo o País, incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública, compartilhar referências e soluções de gestão para inspirar outros municípios e valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

Na etapa nacional, os municípios foram organizados em cinco categorias, de acordo com o tamanho da população: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; acima de 500 mil habitantes; e capitais.

Leia mais

Esportes
Botafogo anuncia saída do técnico Davide Ancelotti
Variedades
Governistas criticam dosimetria; oposição diz que texto corrige injustiças
Política
PF pede ao STF extensão de prazo para enviar laudo sobre saúde de Augusto Heleno
Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba inaugura terceiro “Espaço Motoboy”
Variedades
Conheça novo helicóptero do Exército famoso em filmes dos EUA
Política
Ex-ministro de Lula, Celso Sabino anuncia que disputará vaga no Senado em 2026

Mais lidas hoje