Milei compartilha mapa comparando Brasil e governos de esquerda a favela

O presidente da Argentina, Javier Milei, compartilhou, nesta segunda-feira (15), uma ilustração onde comparava Brasil, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa* a uma grande favela e os demais países da América do Sul como áreas futuristas. A postagem acontece após José Antonio Kast, que é de direita, ser eleito o novo presidente do Chile no domingo (14).

A publicação foi originalmente feita pelo perfil Leon Libertario, que compartilha “notícias com imagens do melhor governo da história (da Argentina)”. Na descrição, é dito que o “povo sul-americano grita liberdade” e que “basta do socialismo empobrecedor”. A comparação “favela” e “futurismo” relaciona as regiões aos governos de esquerda e de direita, respectivamente.

Antes da montagem, o presidente argentino havia publicado uma ilustração do mesmo mapa feita pelo autor de quadrinhos Cristian Dzwonik, o criador do personagem Gaturro, onde afirmava que a “Argentina definiu o rumo para a América Latina”. Em outra publicação, Dzwonik chama as divisões de “civilização” e “barbárie”.

Antes da eleição de Milei em 2023, apenas Equador, Paraguai e Uruguai tinham governos ligados à esquerda. Em 2026, a direita estará à frente de seis dos doze países da região.

*Os mapas de ambas as publicações inserem a Guiana Francesa apesar da região não ser um país, mas sim um território ultramarino controlado pela França.

Leia mais

Esportes
Botafogo anuncia saída do técnico Davide Ancelotti
Variedades
Governistas criticam dosimetria; oposição diz que texto corrige injustiças
Política
PF pede ao STF extensão de prazo para enviar laudo sobre saúde de Augusto Heleno
Sorocaba
Prefeitura de Sorocaba inaugura terceiro “Espaço Motoboy”
Variedades
Conheça novo helicóptero do Exército famoso em filmes dos EUA
Política
Ex-ministro de Lula, Celso Sabino anuncia que disputará vaga no Senado em 2026

Mais lidas hoje