STF determina transferência de ex-deputado TH Joias para presídio federal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (16) a transferência imediata do ex-deputado estadual do Rio de Janeiro, Tiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, para o Sistema Penitenciário Federal. O destino exato do detento ainda não foi definido, mas a Secretaria Nacional de Políticas Penais já foi notificada para providenciar a vaga em uma das cinco unidades de segurança máxima do país.

Como protocolo padrão anterior à transferência interestadual, TH Joias foi retirado do presídio Bangu 8, no Complexo de Gericinó, e levado provisoriamente para Bangu 1, unidade de segurança máxima estadual. A medida tem como objetivo principal isolar o ex-parlamentar e interromper sua comunicação externa e influência política.

Acusações

TH Joias foi preso em setembro de 2025 durante a “Operação Zargun”, deflagrada pela Polícia Federal. As investigações apontam o ex-deputado como uma peça-chave na articulação política da facção criminosa Comando Vermelho (CV). Segundo o inquérito, ele utilizava seu mandato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para facilitar as operações do grupo, incluindo o tráfico internacional de drogas e a lavagem de dinheiro.

Além disso, a Polícia Federal acusa o político de intermediar a compra de armamentos pesados, como fuzis, e tecnologias avançadas, incluindo equipamentos antidrones, para fortalecer o poder bélico da facção nas comunidades do Rio.

Junto com o ex-deputado, também foram detidos na mesma operação seu assessor parlamentar, Luiz Eduardo Cunha Gonçalves, conhecido como “Dudu”, e Gabriel Dias de Oliveira, o “Índio do Lixão”, apontado como uma das lideranças do tráfico na região.

Leia mais

Variedades
Violência armada no Brasil custou meio bilhão em 10 anos, aponta estudo
Política
PF mira senador Weverton Rocha e prende secretário da Previdência em operação contra fraudes no INSS
Esportes
Ex-jogador do Fluminense é assassinado a tiros no Equador
Variedades
PF deflagra nova fase da operação Sem Desconto, contra fraudes no INSS
Política
Entenda os próximos passos do PL da Dosimetria após aprovação no Senado
Política
Wellington Fagundes lidera em todos os cenários em MT, diz Paraná Pesquisas

Mais lidas hoje