Fotos: GCM
A Guarda Civil Municipal (GCM) deteve, às 18h de quinta-feira (11), um homem em situação de rua, de 30 anos de idade, por aplicar comandos a um cão da raça pitbull para atacar pessoas que passavam a pé e de carro pela Avenida Dr. Afonso Vergueiro, no Centro da cidade. Três vitimas prestaram depoimento na polícia e o acusado foi preso por lesão corporal, além de maus-tratos ao animal.
A GCM foi acionada pela equipe do Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), a partir de denúncia. Uma guarnição localizou o suspeito caminhando pela via, com o cão na coleira. Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado com ele, porém os guardas constataram que o animal apresentava ferimentos na cabeça.
A equipe de Resgate Animal, ligada à Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) fez o recolhimento do cão, para atendimento emergencial, o encaminhou ao Canil Municipal e, depois, para uma clínica veterinária conveniada.
Um munícipe informou ter sido mordido pelo cão e relatou que outra vítima também foi atacada enquanto aguardava no ponto de ônibus, sendo socorrida por equipe do Samu e encaminhada ao hospital.
A GCM conduziu o suspeito até o Plantão da Polícia Civil, onde as vítimas também compareceram para prestar depoimento. Outra equipe da GCM esteve no hospital e confirmou o atendimento da terceira vítima, que apresentava ferimentos na perna e passou por exames antes de ser liberada.
O delegado plantonista ratificou a prisão em flagrante do acusado, por maus-tratos ao animal e lesão corporal dolosa contra as vítimas. O indivíduo permaneceu detido, à disposição da Justiça.

