COI quer volta de russos e bielorussos a competições internacionais

Atletas russos e bielorrussos poderão competir em eventos internacionais juvenis sem restrições de acesso, disse o Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta quinta-feira (11), sinalizando uma flexibilização às sanções impostas após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022.

O COI afirmou que sua cúpula fez uma reunião que terminou com o apoio à recomendação de permitir que jovens atletas desses países participem tanto de esportes individuais quanto de equipe, apesar de não ser uma mudança imediata.

“A Cúpula apoiou a recomendação da diretoria do COI de que jovens atletas com passaporte russo ou bielorrusso não devem mais ter seu acesso a competições internacionais juvenis restringidos, tanto em esportes individuais quanto em equipe”, disse o órgão em um comunicado.

“Os participantes da Cúpula se comprometeram a levar essas discussões às suas organizações (regionais) para consideração. Foi reconhecido que a implementação por parte dos envolvidos levará tempo.”

O COI disse que os atuais protocolos relacionados a bandeiras e hinos ainda devem ser aplicados e estarão em vigor nos Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026.

O órgão olímpico suspendeu os Comitês Olímpicos da Rússia e da Bielorrússia em outubro de 2023, em apoio a conselhos olímpicos regionais de áreas da Ucrânia ocupadas pela Rússia — Luhansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia —, dizendo que a ação violava a Carta Olímpica.

Desde então, atletas russos e bielorrussos que atingem os padrões de qualificação para os Jogos Olímpicos são primeiro avaliados por um painel sobre qualquer ligação com o exército russo ou apoio à guerra na Ucrânia, fatores que levam à sua exclusão das competições.

Equipes russas estão proibidas dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, em fevereiro, assim como ocorreu nos Jogos de Verão de Paris 2024. A Bielorrússia tem atuado como base de apoio para a invasão da Ucrânia.

Leia mais

Variedades
FAB realiza 1º exercício de tiro aéreo com canhão do caça F-39E Gripen
Política
Carlos Bolsonaro diz que vai renunciar à Câmara do Rio para ‘cumprir chamado’ em SC
Sorocaba
Sine Municipal de Sorocaba oferece 80 vagas de emprego na sexta-feira (12)
Esportes
Gaviões da Fiel é proibida de entrar nos estádio até final de 2026
Economia
Mercado reage às decisões sobre os juros
Sorocaba
Equipes de cemitérios municipais de Sorocaba participam de treinamento nesta quinta-feira (11)

Mais lidas hoje