A SES-SP (Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo) confirmou a 12ª morte relacionada a intoxicação por metanol. A vítima é um homem, de 26 anos, natural de Mauá, no ABC Paulista.
Em nota, a Secretaria afirmou que já foram confirmados 52 casos em todo o estado. Outras quatro mortes seguem em investigação para saber se as causas dos óbitos constatam a intoxicação pela mesma substância.
Leia também: O que é metanol, substância encontrada em bebidas adulteradas
O homem deu entrada na unidade médica em 19 de janeiro, após relatar ingestão de vodca. O paciente teve alta, mas precisou voltar ao local após desmaiar e ter sudorese intensa, segundo o pai.
O jovem piorou durante a semana e entrou em coma após ter uma parada cardiorrespiratória e um comprometimento do sistema neurológico. Foi realizado um exame para dosagem de metanol que constatou a presença da substância.
A confirmação do óbito foi constatada em 29 de janeiro como morte encefálica.
A Vigilância Sanitária de Mauá e a Polícia Civil realizaram uma vistoria no estabelecimento onde o homem consumiu a bebida e apreenderam garrafas do mesmo líquido para análise no Instituto de Criminalística.
É o segundo caso de intoxicação por metanol em bebida destilada confirmada no município.
Sob supervisão de Tonny Aranha

