A cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno de 2026 acontece nesta sexta-feira (6) marcando oficialmente o início dos Jogos de Milão-Cortina. O evento acontece no estádio San Siro, em Milão, e na Piazza Dibona, em Cortina. Pela primeira vez na história, duas piras olímpicas serão acesas simultaneamente.
A cerimônia é impulsionada por 1.250 artistas voluntários, sendo o integrante mais jovem do elenco de apenas 10 anos. Com mais de 700 horas de ensaio acumuladas, o grupo conta com o trabalho de mais de 500 músicos.
Os artistas em cena vestem 1.400 figurinos diferentes, confeccionados a partir de quase 7,6 mil metros de tecido, e são preparados por 70 cabeleireiros e 110 maquiadores especializados.
Equipes de produção, gerentes de projeto e coordenadores de palco enfrentaram desafios únicos ao planejar e orquestrar a cerimônia de abertura deste ano.
O Estádio San Siro, em Milão, e Cortina d’Ampezzo, os dois locais anfitriões da cerimônia deste ano, estão separados por 400 km. A distância colocará à prova a capacidade das equipes de aperfeiçoar a sincronização na primeira cerimônia de abertura amplamente distribuída da história dos Jogos Olímpicos.

